Convocatória
Criação de um Acervo público sobre Democracia, Cidadania e Participação na Comunidade de Vizinhos de Valadares/Vigo partindo dos materiais do Arquivo da Associação À Praça.
Datas
3, 4 e 5 de Setembro com chegada dia 2.
Inscrições
Até ao dia 1 de Setembro através do [LINK]
Local:
Sede do Alg-a Lab, Vigo
Entidades promotoras
Alg-a Lab
É um Medialab independente e funciona como centro de I+D+i em torno das novas tecnologias, das tecnologias sociais, cultura livre e cultura digital, e tem como objetivo a emancipação energética e tecnológica.
http://www.lab.alg-a.org/
Associação à Praça
Tem como principal objetivo estimular o pensamento e práticas em torno de uma visão transversal entre arte, democracia, cidadania, filosofia, economia e tecnologia, que tenham por objeto o desenvolvimento integral e sustentável das comunidades e os territórios. http://www.apraça.net
Feira Imaxinária
É um encontro em torno da Cultura Livre que aborda temáticas que envolvem as diferentes áreas da sociedade da Informação, da cultura, dos novos media, dos meios de interação digitais e que procura envolver os intervenientes na gestão e reprodução de processos culturais em rede.
Em 2015 a Feira Imaxinária será dedicada à reflexão e às formas de articulação do #conhecimentopensamento; entre o saber popular e o académico, entre a cidadania e a aldeanía, entre o rigor e o objetivismo científico e a criação subliminar de imaginários.
Dirigido a:
Artistas de todas as áreas que trabalham a relação entre arte e criação artística, cidadania e comunidade.
Número de Participantes
Este programa de residência aberto à participação de 5 artistas.
Calendário
2 de Setembro.
Até 19h30.
Chegada e jantar de boas vindas.
3 de Setembro,
10h30 – 19h30.
Visita comentada a Valladares. Visionamento de materiais do arquivo.
4, 5 de Setembro.
Intervenção sobre os materiais.
6 de Setembro.
Apresentação pública dos trabalhos. Partilha de metodologias com a comunidade.
Oferecemos
Dormida em local comum (trazer saco-cama), refeições e espaço de trabalho.
As organizações promotoras pretendem criar um banco de artistas com vocação para criação e partilha de metodologias com a comunidade por forma a replicar a experiência durante o ano de 2016 propondo parcerias a instituições públicas e privadas.
Os objetos criados passarão a fazer parte de um acervo público registado com uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International.