Cinco jovens associações e grupos informais da cidade do Porto, juntam-se para discutir e desenvolver processos colaborativos e em rede. Queremos criar e distribuir objectos e produções artísticas e culturais, facilitar o acesso à socialização e propor uma utilização diferente de espaços públicos e privados. Agimos cooperando, co-criando e promovendo valores inclusivos.
É nosso desejo participar na criação de uma rede sustentável, alternativa e independente, que dê origem a uma comunidade integral e solidária usando uma economia Colaborativa, e participar na fase experimental da moeda social EcoSol.
Somos um conjunto de colectivos locais que funciona de forma horizontal. Chegamos à criação do “Festival Comum” inspirados em vários projectos como: o “Boom Festival”, a “Transition Network”, a “Ajudada”, a “Abril em Maio”, o “Festival Grito Rock”, a “Casa Colorida”, entre outros.
http://festivalcomum.tumblr.com/
Objectivos
– Divulgar as diversas expressões e produções culturais e artísticas: solidárias, inclusivas e que procurem intervir e questionar os modelos económicos, sociais e culturais da sociedade actual.
– Reflectir sobre as relações entre consumo e comunidade, incluindo a pesquisa e a reflexão crítica sobre a relação entre arte e consumo.
– Construir uma rede sustentável, alternativa e independente, com a ajuda de um sistema económico paralelo que redistribua a abundância existente e/ou criada.
– Inspirar a partilha através da difusão de materiais, métodos de trabalho e aprendizagem.
– Discutir o papel do artista na investigação e criação de soluções e novas ligações entre arte, comunidade e cidadania.
– Discutir, desenvolver e participar na criação de processos colaborativos!
– Convidar a comunidade urbana a participar de forma activa.
– Promover o aparecimento de redes culturais, inspiradas nos princípios da cooperação horizontal.
– Celebrar e expandir ligações entre diferentes indivíduos, grupos e associações, dentro e fora do Porto.
– Cultivar a transparência e a responsabilização nas acções que propomos.
Proponentes:
À Praça – Criar, Agir, Participar
http://apraca.net
É uma associação que procura estimular a reflexão e as práticas em torno de uma visão transversal entre arte, democracia, cidadania, ciência, filosofia, economia e tecnologia, que tenham por objecto o desenvolvimento integral e sustentável das comunidades.
ComUnidade
http://comunidadelivre.com
É um coletivo que envolve as pessoas e os seus grupos…
Dá acesso a uma rede pessoal, física e na internet…
Cria espaços e tempos para aprender em conjunto…
Partilha conhecimento, capacidades e acção…
Convida-nos à criação de outros sistemas de vida…
Queres ajudar-nos a expandir e ligar a mais individuos e colectivos?
“ComUnidade is a collective that connects alternative initiatives, projects and groups to promote service exchange, create spaces for skill sharing, and encourage more sustainable ways of living”.
Lights One
Lights One é uma plataforma colaborativa, um laboratório vivo, de experimentação e estimulo á criatividade por impulso, que pretende despertar e promover o desenvolvimento pessoal e espiritual, valorizando o indivíduo como um todo. Pretende reunir, numa teia, artistas consagrados e emergentes, nacionais e internacionais, bem como, pessoas quotidianas,
nas áreas da música, dança, escultura, vídeo, tecnologias individualmente e de interacção umas com as outras, por via do desenvolvimento de actividades como residências artísticas, oficinas criativas, concertos, workshops, masterclasses e talks.
Rua do Sol 172
http://ruadosol172.org
Atelier de artistas e criativos, espaço de intervenção cultural.